
O presidente da Corte, Luiz Fux, respondeu declarações do presidente Jair Bolsonaro, que por sua vez, vem proferindo críticas e lançando desafios em direção aos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, ambos do STF.
Em seu discurso, visivelmente irritado pelas ironias de Bolsonaro contra o STF, o ministro subiu o tom e cancelou as reuniões que estavam marcadas entre os líderes de poderes. Além disso, Fux também afirmou que a Suprema Corte inteira se sente atingida com as declarações do Chefe do Poder Executivo, que visivelmente não respeita a autoridade dos integrantes da Corte.
“O presidente da República tem reiterado ofensas, ataques e inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barosso e Alexandre de Moraes, sendo certo que quando se atinge um integrante, se acerta a Corte por inteiro”, disse o ministro.
Ele prosseguiu:
“Além disso, sua Excelência mantém a divulgação de interpretações equivocadas de decisões do plenário, bem como insiste de colocação em suspeição o processo eleitoral brasileiro”, acrescentou Fux.
“Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião que outrora havia sido anunciada entre os chefes de Poder, entre eles, o presidente da República.
Bolsonaro chegou a ironizar se o STF enviaria à PF ou as Forças Armadas ao Palácio do Planalto em tom de deboche.
Confira a irritação do Presidente do STF contra Bolsonaro:
Fux anuncia cancelamento da reunião dos chefes de poderes pic.twitter.com/ApQQMRbuIZ
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) August 5, 2021