Em carta ao presidente americano Joe Biden, artistas pedem ‘boicote’ a acordo com Bolsonaro

Caetano e gil

Grupo de artistas do Brasil e dos Estados Unidos enviou nesta 3ª feira (20.abr.2021) carta conjunta endereçada ao presidente norte-americano, Joe Biden, pedindo ao mandatário que não assine “nenhum” acordo climático com o governo brasileiro antes de uma redução real no desmatamento do país.

O documento (íntegra no fim desta reportagem) é assinado por músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Gadú, Marisa Monte, Katy Perry e Roger Waters, além dos atores Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Orlando Bloom, entre outros.

“Desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro de 2019, a legislação ambiental foi sistematicamente enfraquecida e as taxas de desmatamento triplicaram. As terras indígenas, que são as mais protegidas da Amazônia, foram invadidas, desmatadas e queimadas impunemente. Os direitos dos povos indígenas, guardiões da floresta, foram violados por Bolsonaro e seu governo”, diz trecho.

Na 4ª feira (14.abr), o presidente brasileiro Jair Bolsonaro também enviou carta a Biden. Comprometeu-se a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030. Os artistas protestam, e acham o prazo muito longo.

A mensagem, de 7 páginas, foi enviada pouco antes de os Estados Unidos realizarem a Cúpula de Líderes sobre o Clima, marcado para 22 e 23 de abril.

Biden tem uma forte agenda ambiental. Quando ainda estava em campanha, afirmou que, caso eleito, faria uma coalizão internacional para transferir US$ 20 bilhões para a preservação da Amazônia.

Antes do envio da carta aos EUA, vários dos artistas que assinam o documento participaram de campanha nas redes para pressionado o governo norte-americano. Em um vídeo curto, de cerca de 1 minuto, pedem a Biden que “não confie em Bolsonaro”.

Fonte: poder 360