Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump

Trump

A Câmara dos Representantes americana aprovou o impeachment do presidente Donald Trump. O resultado já era esperado, já que a Casa tem maioria democrata. Agora, o afastamento definitivo de Trump depende do Senado, onde são necessários dois terços dos votos. Como o Senado está em recesso e Trump deixa o cargo no próximo dia 20, a definição não tem data para acontecer. Foram 231 votos a favor do impeachment e 197 votos contra. O que foi uma demonstração de força, já que as notícias durante a semana davam a entender que Trump havia perdido a maioria dos deputados republicanos, o que não se refletiu de maneira clara na votação, já que conseguiu 197 parlamentares, um número considerado expressivo.

A acusação foi apresentada após a recusa do vice-presidente Mike Pence de invocar a 25ª Emenda, que poderia resultar na remoção imediata de Trump do cargo por suposta incapacidade de governo.

Os autores do impeachment tentam colocar a responsabilidade pela invasão ao Capitólio nos discursos de Trump, que defende a existência de fraudes na eleição presidencial e teria desta forma legitimado uma enorme manifestação de apoiadores que cercaram e acabaram por invadir o prédio do poder legislativo americano.

Foi a primeira vez na história dos EUA em que um presidente é submetido a dois processos de impeachment.

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as notícias em primeira mão. CLIQUE AQUI